INTEMPORALIDADE with ANARKOARTLAB

3  canais vídeo instalação

(2016)

Inspirado na tribo indígena pirahas que vivem no agora. Na sua linguagem não se utilizam de futuro ou passado.  Eles não concebem o tempo linear, ou seja, aqui provamos que o tempo e uma   construção da linguagem. Esta tribo tambem não diferencia cores e não possuem numeros. Esses índios vivem na selva amazônica, são um povo indígena brasileiro de caçadores-coletores, semi-nômades.

Com Desenho em animação de Jorge Varella Maltz (5 anos) iniciando sua vida com uma analise sobre o tempo - um relógio-tempo invertido com um ponteiro que não sai do momento presente, somado aos experimentos de Thiago S. Gouvêa, um neurocientista em seu laboratório “Treinamos ratos para que prestassem atenção à passagem do tempo e expressassem seu julgamento através de uma ação observável. O vídeo mostra a sobreposição de 52 ocasiões em que o rato julga um dado intervalo como longo. O corpo do animal descreve no espaço uma trajetória consistente. O pesquisador impõe ordem temporal ao ambiente, e o rato incorpora a ordem em seu cérebro e comportamento”.  Com musica de Malena Sardi (compositora experimental que utilizou um metrônomo para a composição musical);  somados a um texto elaborado com luz (código morse) - um texto contra o tempo – “tempo e’ uma construção da linguagem” O tempo e’ uma prisão com autoridade incontestável - Rotinização"  ou “No orgasmo escapamos do tempo.” Nós do ANARKOARTLAB contruímos especialmente para o SESC Petrópolis esta vídeo instalação –

INTEMPORALIDADE ( tudo aquilo que se solta do espaço temporal e viaja fora do tempo)

 

Sobre a musica:

Musicapor Malena Sardi :

"Para a música, eu usei um metrônomo com pêndulo, que foi o que Adriana Varella me solicitou como conceito. Gravei todas as variações de tempo do metrônomo entre 40-208 bpm, e experimentei diferentes ritmos que foram produzidos adicionando um efeito de atraso de som. Em seguida, o efeito foi modificado para criar um som infinito. A gravação do atraso também foi feita em tempo real, usei um filtromuito sutil para este projeto".