BRASIL RESSONÂNCIA

(1996)

Inversão dos sistemas de vigilâcia

Este projeto de arte pública realizada em 1996 e intitulado Ressonância, propõe sua instalação em edifícios públicos, tais como nos ministérios federais, canais de televisão, clínicas psiquiátricas, bancos estatais, entre outros.

A intenção aqui é propor a observação do que acontece por trás das câmaras de vigilância dentro dos prédios públicos, por meio da inversão do sistema de vigilância.

O projeto é concebido por meio da instalação de microcâmaras em ventosas nas janelas dos prédios ligados em monitores. Os monitores estão mergulhados em uma piscina de óleo na calçada. O óleo reflete a fachada exterior do prédio sobreposta às cenas internas desses monitores. O público do lado de fora do prédio terá acesso, em tempo real, às cenas externas e internas do prédio, simultaneamente.

O conceito de “transparência” e “revelação” do que está oculto, transformando-se em público, é oportuno, especialmente, em locais de administração da esfera pública. Seria a inversão do poder de vigilância, o povo deixa de ser vigiado pelo Estado e passa a vigiá-lo, afinal, são os agentes do Estado, que são pagos com dinheiro do povo para administrar o bem público.

Essa reflexão é propícia aos novos tempos em que vivemos sobre constante vigilância, enquanto os atos do Estado permanecem obscuros.